Você está aqui! Atuação Projetos Sowing Water, Lives and Hope

Sowing Water, Lives and Hope

Parceiro:

Sowing Water, Lives and Hope

Parceiro:

A parceria da Corredor Ecológico e do Programa ReLeaf, uma iniciativa da Alcoa Foundation e da American Forest, foi iniciado em 2015 com nosso primeiro projeto conjunto que ganhou o nome de Sowing Water (Semeando Água) o objetivo principal deste projeto foi a restauração de 1,5 hectare de floresta nativa próximo ao reservatório do Jaguari onde foram plantadas 2.550 árvores nativas da Mata Atlântica. O projeto contou com a participação de funcionários da Alcoa como voluntários no plantio de mudas nativas.

2015

2018

Em 2016/2017 o projeto ganhou outro nome, Sowing Lives (Semeando Vidas), com o objetivo de continuar a implementação do Sistema Agroflorestal (SAF) em 1 hectare de uma propriedade rural. A perspectiva florestal com valor econômico foi aplicada com técnicas como a semeadura direta e o plantio de mudas nativas misturadas com culturas anuais. Foram também plantadas mudas nativas alternadas com mudas de valor econômico para continuar os estudos de novas técnicas de reflorestamento e reduzir seus custos.

Em 2019, dando continuidade ao projeto realizado nos anos anteriores realizamos um projeto de restauração de áreas degradadas no Vale do Paraíba e a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), compostos por um consórcio de espécies arbóreas e arbustivas, culturas agrícolas e até sistemas de produção animal para uso econômico pelos agricultores, permitindo o aumento de recursos financeiros provenientes da floresta plantada. Com o consórcio de espécies de diferentes portes, é possível aproveitar diversos estratos florestais. Além disso, o projeto visou realizar 2 anos de manutenção florestal/agroflorestal, promover o envolvimento social ativo com atores locais (proprietários de terras e escolas) e realizar atividades voluntárias com funcionários da Alcoa. Cerca de 20 voluntários participaram das plantações na ação da Alcoa na Fazenda São José, em São José dos Campos/SP. Além disso, o plantio relacionado a este projeto, foi realizado durante o curso de Agrofloresta, também incluiu uma ação voluntária no Assentamento Nova Esperança.

Entre 2020 e 2022 em parceria possibilitou o projeto Sowing Hope (Semeando Esperança) em conjunto com o Instituto Pandavas, uma escola de Ensino Fundamental que atende cerca de 80 crianças e jovens na zona rural de Monteiro Lobato (Bairro dos Souzas). A parceria incluiu a consultoria intitulada “CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO VINCULADO À NATUREZA E À AGROECOLOGIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO EDUCADOR”, com os seguintes objetivos:

  • ZDefinir como a natureza e a agroecologia se integram ao currículo escolar e se tornam eixos didáticos (conciliação da identidade);
  • ZFormação da equipe de professores;
  • ZImplantação de sistemas agrícolas e/ou animais a serem definidos previamente, em formato de formação prática (transformação do espaço).
O processo totalizou 26 horas de formação online e 20 horas de formação presencial, com a implantação de uma agrofloresta educadora no território do Instituto Pandavas.

Projetos

Sowing Lives

O projeto, realizado entre 2015 e 2022, buscou restaurar áreas com diferentes técnicas de plantio, além de oferecer cursos de capacitação.

Parceiro:

Arvorecer

O Arvorecer conecta doadores à restauração florestal, com plantios variados e ações adaptadas às necessidades locais.

Clear in to the future

Com apoio da DuPont, a Corredor Ecológico fortaleceu a Rede Agroflorestal e promoveu SAFs e a recuperação de áreas degradadas em Pindamonhangaba.

Parceiros:

Plant.AR

O Instituto Malwee e a Associação Corredor Ecológico firmaram parceria em 2022 a fim de plantar 2.000 mudas visando neutralizar o CO₂. Esta ação contou com funcionários voluntários.

Parceiro:

O Verde e o Azul do Vale

O programa "O Verde e o Azul do Vale" sensibiliza comunidades do Vale do Paraíba para o desenvolvimento sustentável, capacitando professores e alunos em temáticas ambientais.

Parceiro:

Restauração Ecológica Pilkington-Caçapava

Parceria com Pilkington para restaurar uma área de sua unidade de Caçapava, utilizando mudas nativas e semeadura de espécies de adubação verde.

Parceiro:

Plano Diretor de Restauração

Em 2022, a Associação Corredor Ecológico, em parceria com o Instituto Ekos, realizou o diagnóstico do Plano de Restauração da UGRHI 02.

Parceiro:

Pref. Municipal de Jacareí

A parceria teve início em 2023, e o plantio ocorreu em fevereiro de 2024, utilizando uma metodologia de plantio de mudas nativas, com semeadura de adubação verde.

Unidade de Apoio Renascentes

A parceria com a TNC visa mobilizar produtores rurais para participar do Programa Renascentes. De 2020 a 2024, 50 propriedades aderiram, sendo 70% com pelo menos uma ação do Programa.

Parceiro:

Planejamento da Paisagem de SFX

Em 2024, foi realizado o estudo da paisagem de São Francisco Xavier, integrando dados ambientais para identificar áreas para restauração com corredores ecológicos.

Parceiro:

Programa Renascentes
O Programa Renascentes, criado em 2018 em Jacareí, visa a conservação de nascentes, unindo poder público, ONGs e empresas em ações de restauração e sustentabilidade.

Saúva

O Projeto Saúva busca recuperar solos com adubação verde, capacitar produtores rurais e mapear matrizes em Jacareí.

Parceiro:

Restauração da Mata Atlântica
O projeto visa marcar matrizes, coletar sementes, restaurar áreas com juçara, pomares genéticos. Além de criar um corredor ecológico de 1 ha em São Francisco Xavier.

Tamoios

Entre 2015 e 2020, em parceria com a Concessionária Tamoios, foram plantadas 450 mil mudas de mudas nativas, envolvendo a comunidade local.

Parceiro:

Programa Nascentes

Criado em 2005, o Programa Nascentes visa disponibilizar um espaço para projetos de conservação serem financiados por empresas e sociedade.