Você está aqui! Atuação Projetos O Verde e o Azul do Vale

O Verde e o Azul do Vale

Parceiros:

O Verde e o Azul do Vale

Parceiro:

Gostar de um lugar, cuidar e melhorar o ambiente depende do vínculo afetivo e da consciência sobre o valor da paisagem ao redor. O rio Paraíba do Sul, que atravessa várias cidades do Vale, faz parte dessa paisagem, mas será que a população realmente valoriza sua importância?

O programa “O Verde e o Azul do Vale – Caminhos da Mata Atlântica” busca sensibilizar as comunidades do Vale do Paraíba para o desenvolvimento sustentável, começando pelas escolas, e reforçando a identidade e preservação das paisagens naturais.

De 2017 a 2019, o programa teve o apoio da Concessionária Tamoios, no município de Paraibuna e, de 2018 a 2019, teve apoio da Basf, em Guaratinguetá, destacando a importância cultural e o pertencimento ao Vale do Paraíba  por meio de capacitações para mais de 200 professores e a participação de mais de 1.200 alunos em atividades e práticas educacionais. 

A iniciativa também se conecta aos objetivos da Associação Corredor Ecológico, que atua no desenvolvimento sustentável do Vale por meio de planejamento paisagístico, ampliando serviços ecossistêmicos relacionados à água e à biodiversidade.

Projetos

Sowing Lives

O projeto, realizado entre 2015 e 2022, buscou restaurar áreas com diferentes técnicas de plantio, além de oferecer cursos de capacitação.

Parceiro:

Arvorecer

O Arvorecer conecta doadores à restauração florestal, com plantios variados e ações adaptadas às necessidades locais.

Clear in to the future

Com apoio da DuPont, a Corredor Ecológico fortaleceu a Rede Agroflorestal e promoveu SAFs e a recuperação de áreas degradadas em Pindamonhangaba.

Parceiros:

Plant.AR

O Instituto Malwee e a Associação Corredor Ecológico firmaram parceria em 2022 a fim de plantar 2.000 mudas visando neutralizar o CO₂. Esta ação contou com funcionários voluntários.

Parceiro:

O Verde e o Azul do Vale

O programa "O Verde e o Azul do Vale" sensibiliza comunidades do Vale do Paraíba para o desenvolvimento sustentável, capacitando professores e alunos em temáticas ambientais.

Parceiro:

Restauração Ecológica Pilkington-Caçapava

Parceria com Pilkington para restaurar uma área de sua unidade de Caçapava, utilizando mudas nativas e semeadura de espécies de adubação verde.

Parceiro:

Plano Diretor de Restauração

Em 2022, a Associação Corredor Ecológico, em parceria com o Instituto Ekos, realizou o diagnóstico do Plano de Restauração da UGRHI 02.

Parceiro:

Pref. Municipal de Jacareí

A parceria teve início em 2023, e o plantio ocorreu em fevereiro de 2024, utilizando uma metodologia de plantio de mudas nativas, com semeadura de adubação verde.

Unidade de Apoio Renascentes

A parceria com a TNC visa mobilizar produtores rurais para participar do Programa Renascentes. De 2020 a 2024, 50 propriedades aderiram, sendo 70% com pelo menos uma ação do Programa.

Parceiro:

Planejamento da Paisagem de SFX

Em 2024, foi realizado o estudo da paisagem de São Francisco Xavier, integrando dados ambientais para identificar áreas para restauração com corredores ecológicos.

Parceiro:

Programa Renascentes
O Programa Renascentes, criado em 2018 em Jacareí, visa a conservação de nascentes, unindo poder público, ONGs e empresas em ações de restauração e sustentabilidade.

Saúva

O Projeto Saúva busca recuperar solos com adubação verde, capacitar produtores rurais e mapear matrizes em Jacareí.

Parceiro:

Restauração da Mata Atlântica
O projeto visa marcar matrizes, coletar sementes, restaurar áreas com juçara, pomares genéticos. Além de criar um corredor ecológico de 1 ha em São Francisco Xavier.

Tamoios

Entre 2015 e 2020, em parceria com a Concessionária Tamoios, foram plantadas 450 mil mudas de mudas nativas, envolvendo a comunidade local.

Parceiro:

Programa Nascentes

Criado em 2005, o Programa Nascentes visa disponibilizar um espaço para projetos de conservação serem financiados por empresas e sociedade.