Você está aqui! Atuação

Restauração

Restauração

A restauração florestal é um dos pilares fundamentais do Corredor Ecológico.

Atuamos na recuperação de áreas degradadas, utilizando diferentes técnicas de acordo com as necessidades dos produtores rurais, contexto local e os objetivos de cada projeto.

Desde plantios convencionais até sistemas agroflorestais e plantio direto com muvuca de sementes, para atender compensações ambientais ou plantios espontâneos, buscamos maximizar os ganhos ecossistêmicos, especialmente aqueles ligados à água e à biodiversidade.

Projetos como o Sowing Water e Sowing Lives e o Projeto Tamoios são exemplos do impacto positivo gerado pela nossa atuação na restauração florestal.

Mobilização Socioambiental

Mobilização Socioambiental

A restauração do meio ambiente só é possível com o engajamento das comunidades locais. Nossa atuação em mobilização socioambiental envolve o trabalho direto com produtores rurais, escolas e organizações locais. Acreditamos que o sucesso das nossas ações depende da integração das florestas ao tecido social local, tornando os proprietários rurais parceiros essenciais na conservação das paisagens.

Nosso trabalho inclui atividades de educação ambiental, articulação com diversos setores e capacitação direcionada, visando a construção de uma rede colaborativa a fim de fortalecer a cadeia de restauração do Vale do Paraíba.

Muitas vezes isso inclui capacitação de produtores rurais, por meio de treinamentos específicos para apoiar técnicas de plantio, manejo de áreas de restauração e práticas agrícolas sustentáveis. Esses cursos ajudam os produtores a adotarem métodos que beneficiam tanto a produtividade quanto a saúde ambiental de suas propriedades, promovendo a segurança hídrica e a recuperação do solo.

Além disso, investimos na formação de professores e educadores para atuarem como multiplicadores em suas comunidades. Por meio de programas voltados à educação ambiental, incentivamos o desenvolvimento de uma consciência ecológica em estudantes e jovens, reforçando a importância da preservação ambiental desde a infância e tornando as futuras gerações agentes de mudança.

Com essa abordagem integrada, o Corredor Ecológico busca construir parcerias e fortalecer o vínculo das comunidades com o meio ambiente, promovendo práticas que vão desde a restauração da Mata Atlântica até a conscientização socioambiental nos municípios do Vale do Paraíba.

Projetos como o Projeto Saúva, Projeto Dupont, o Projeto Sowing Hope e o Programa o Verde e Azul no Vale demonstram nosso compromisso com a mobilização do produtor rural e educação ambiental.

Diagnóstico e Mapeamento da Paisagem

Diagnóstico e Mapeamento da Paisagem

O planejamento estratégico da paisagem é uma ferramenta fundamental para garantir a eficiência das ações de restauração ecológica. No Corredor Ecológico, utilizamos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para mapear áreas prioritárias, identificar passivos ambientais e propor conexão entre fragmentos florestais. Como é o caso do Planejamento da Paisagem do município de Jacareí parte do projeto Aliança Jacareí por Floresta, Pessoas e Água do Programa Renascentes e o Planejamento da Paisagem de São Francisco Xavier.

Além de apoiar a conservação ambiental, o diagnóstico ambiental tem um papel crucial no planejamento da propriedade rural. Essa análise detalhada auxilia na implementação de boas práticas agrícolas e na regularização da propriedade, trazendo benefícios diretos para o produtor rural. Com base no diagnóstico, os proprietários podem adequar suas áreas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), preservar Áreas de Preservação Permanente (APPs), e aplicar técnicas de manejo sustentável que aumentam a produtividade e promovem a segurança hídrica.

O planejamento ambiental oferece vantagens como acesso a créditos e incentivos fiscais, além de assegurar a resiliência da propriedade frente a eventos climáticos extremos. Ao integrar a sustentabilidade ambiental com a viabilidade econômica, o Corredor Ecológico promove soluções que beneficiam tanto o meio ambiente quanto os produtores rurais, fortalecendo a restauração e a preservação do Vale do Paraíba.

Segurança Hídrica

Segurança Hídrica

A segurança hídrica é uma prioridade em nossas ações de restauração e conservação. A degradação do solo e a má gestão de recursos hídricos afetam diretamente a disponibilidade de água para a região. Nossos projetos buscam garantir a integridade dos recursos hídricos, atuando diretamente na recuperação de áreas degradadas e promovendo práticas que aumentam a resiliência das bacias hidrográficas do Vale do Paraíba.

Por meio do planejamento da paisagem, nossas ações de restauração são focadas principalmente em Áreas de Preservação Permanente (APPs), zonas legalmente protegidas ao longo de cursos d’água e em encostas. Essas áreas são fundamentais não apenas para a proteção dos recursos hídricos, evitando o assoreamento e a degradação do solo, mas também para a conectividade ecológica, facilitando o fluxo de espécies e contribuindo para a biodiversidade regional.

Além da restauração das APPs, incentivamos o uso de práticas agrícolas sustentáveis e promovemos o engajamento de produtores rurais na proteção de nascentes e corpos d’água, fundamentais para manter o ciclo hidrológico. Dessa forma, trabalhamos pela recuperação de bacias hidrográficas e pela preservação das funções naturais dos ecossistemas, visando a segurança hídrica de forma integrada e sustentável.

Projetos

Sowing Lives

O projeto, realizado entre 2015 e 2022, buscou restaurar áreas com diferentes técnicas de plantio, além de oferecer cursos de capacitação.

Parceiro:

Arvorecer

O Arvorecer conecta doadores à restauração florestal, com plantios variados e ações adaptadas às necessidades locais.

Clear in to the future

Com apoio da DuPont, a Corredor Ecológico fortaleceu a Rede Agroflorestal e promoveu SAFs e a recuperação de áreas degradadas em Pindamonhangaba.

Parceiros:

Plant.AR

O Instituto Malwee e a Associação Corredor Ecológico firmaram parceria em 2022 a fim de plantar 2.000 mudas visando neutralizar o CO₂. Esta ação contou com funcionários voluntários.

Parceiro:

O Verde e o Azul do Vale

O programa "O Verde e o Azul do Vale" sensibiliza comunidades do Vale do Paraíba para o desenvolvimento sustentável, capacitando professores e alunos em temáticas ambientais.

Parceiro:

Restauração Ecológica Pilkington-Caçapava

Parceria com Pilkington para restaurar uma área de sua unidade de Caçapava, utilizando mudas nativas e semeadura de espécies de adubação verde.

Parceiro:

Plano Diretor de Restauração

Em 2022, a Associação Corredor Ecológico, em parceria com o Instituto Ekos, realizou o diagnóstico do Plano de Restauração da UGRHI 02.

Parceiro:

Pref. Municipal de Jacareí

A parceria teve início em 2023, e o plantio ocorreu em fevereiro de 2024, utilizando uma metodologia de plantio de mudas nativas, com semeadura de adubação verde.

Unidade de Apoio Renascentes

A parceria com a TNC visa mobilizar produtores rurais para participar do Programa Renascentes. De 2020 a 2024, 50 propriedades aderiram, sendo 70% com pelo menos uma ação do Programa.

Parceiro:

Planejamento da Paisagem de SFX

Em 2024, foi realizado o estudo da paisagem de São Francisco Xavier, integrando dados ambientais para identificar áreas para restauração com corredores ecológicos.

Parceiro:

Programa Renascentes
O Programa Renascentes, criado em 2018 em Jacareí, visa a conservação de nascentes, unindo poder público, ONGs e empresas em ações de restauração e sustentabilidade.

Saúva

O Projeto Saúva busca recuperar solos com adubação verde, capacitar produtores rurais e mapear matrizes em Jacareí.

Parceiro:

Restauração da Mata Atlântica
O projeto visa marcar matrizes, coletar sementes, restaurar áreas com juçara, pomares genéticos. Além de criar um corredor ecológico de 1 ha em São Francisco Xavier.

Tamoios

Entre 2015 e 2020, em parceria com a Concessionária Tamoios, foram plantadas 450 mil mudas de mudas nativas, envolvendo a comunidade local.

Parceiro:

Programa Nascentes

Criado em 2005, o Programa Nascentes visa disponibilizar um espaço para projetos de conservação serem financiados por empresas e sociedade.