Você está aqui! Atuação Segurança Hídrica

Segurança Hídrica

A segurança hídrica é uma prioridade em nossas ações de restauração e conservação. A degradação do solo e a má gestão de recursos hídricos afetam diretamente a disponibilidade de água para a região. Nossos projetos buscam garantir a integridade dos recursos hídricos, atuando diretamente na recuperação de áreas degradadas e promovendo práticas que aumentam a resiliência das bacias hidrográficas do Vale do Paraíba.

Por meio do planejamento da paisagem, nossas ações de restauração são focadas principalmente em Áreas de Preservação Permanente (APPs), zonas legalmente protegidas ao longo de cursos d’água e em encostas. Essas áreas são fundamentais não apenas para a proteção dos recursos hídricos, evitando o assoreamento e a degradação do solo, mas também para a conectividade ecológica, facilitando o fluxo de espécies e contribuindo para a biodiversidade regional.

Além da restauração das APPs, incentivamos o uso de práticas agrícolas sustentáveis e promovemos o engajamento de produtores rurais na proteção de nascentes e corpos d’água, fundamentais para manter o ciclo hidrológico. Dessa forma, trabalhamos pela recuperação de bacias hidrográficas e pela preservação das funções naturais dos ecossistemas, visando a segurança hídrica de forma integrada e sustentável.

Projetos

Sowing Lives

O projeto, realizado entre 2015 e 2022, buscou restaurar áreas com diferentes técnicas de plantio, além de oferecer cursos de capacitação.

Parceiro:

Arvorecer

O Arvorecer conecta doadores à restauração florestal, com plantios variados e ações adaptadas às necessidades locais.

Clear in to the future

Com apoio da DuPont, a Corredor Ecológico fortaleceu a Rede Agroflorestal e promoveu SAFs e a recuperação de áreas degradadas em Pindamonhangaba.

Parceiros:

Plant.AR

O Instituto Malwee e a Associação Corredor Ecológico firmaram parceria em 2022 a fim de plantar 2.000 mudas visando neutralizar o CO₂. Esta ação contou com funcionários voluntários.

Parceiro:

O Verde e o Azul do Vale

O programa "O Verde e o Azul do Vale" sensibiliza comunidades do Vale do Paraíba para o desenvolvimento sustentável, capacitando professores e alunos em temáticas ambientais.

Parceiro:

Restauração Ecológica Pilkington-Caçapava

Parceria com Pilkington para restaurar uma área de sua unidade de Caçapava, utilizando mudas nativas e semeadura de espécies de adubação verde.

Parceiro:

Plano Diretor de Restauração

Em 2022, a Associação Corredor Ecológico, em parceria com o Instituto Ekos, realizou o diagnóstico do Plano de Restauração da UGRHI 02.

Parceiro:

Pref. Municipal de Jacareí

A parceria teve início em 2023, e o plantio ocorreu em fevereiro de 2024, utilizando uma metodologia de plantio de mudas nativas, com semeadura de adubação verde.

Unidade de Apoio Renascentes

A parceria com a TNC visa mobilizar produtores rurais para participar do Programa Renascentes. De 2020 a 2024, 50 propriedades aderiram, sendo 70% com pelo menos uma ação do Programa.

Parceiro:

Planejamento da Paisagem de SFX

Em 2024, foi realizado o estudo da paisagem de São Francisco Xavier, integrando dados ambientais para identificar áreas para restauração com corredores ecológicos.

Parceiro:

Programa Renascentes
O Programa Renascentes, criado em 2018 em Jacareí, visa a conservação de nascentes, unindo poder público, ONGs e empresas em ações de restauração e sustentabilidade.

Saúva

O Projeto Saúva busca recuperar solos com adubação verde, capacitar produtores rurais e mapear matrizes em Jacareí.

Parceiro:

Restauração da Mata Atlântica
O projeto visa marcar matrizes, coletar sementes, restaurar áreas com juçara, pomares genéticos. Além de criar um corredor ecológico de 1 ha em São Francisco Xavier.

Tamoios

Entre 2015 e 2020, em parceria com a Concessionária Tamoios, foram plantadas 450 mil mudas de mudas nativas, envolvendo a comunidade local.

Parceiro:

Programa Nascentes

Criado em 2005, o Programa Nascentes visa disponibilizar um espaço para projetos de conservação serem financiados por empresas e sociedade.